Câmara concede títulos nesta quinta-feira
A Câmara Municipal de Brusque realiza nesta quinta-feira (20), às 19 horas, uma sessão solene para a entrega de títulos de Cidadão Honorário a Severino Ferreira Fialho, Mario Pessoa, Walfredo Mario Vale, Aurinho Silveira de Souza, Solange Del Farra Dadam, Cláudio Valdyr Hefelstein e Avelino Alvarez Bautista.
Aurinho Silveira de Souza, filho de Avelino Silveira de Souza e Hildegardt Reis de Souza, nasceu em Itajaí no dia 22 de abril de 1937. É formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com especialização em Direito do Trabalho. Atuou como professor na Escola Estadual Henriqueta Medeiros, na Escola Municipal Santa Terezinha, no Colégio Cônsul Carlos Renaux e no Colégio Honório Miranda.
Foi vereador por duas legislaturas (1996-1973), candidato a Prefeito Municipal de Brusque em 1997, presidente da União Estudantil Brusquense, por dois mandatos, orador das Sociedades Santos Dumont e Beneficente de Brusque, e presidente do Clube Atlético Carlos Renaux por dois mandatos (1970-1972).
Foi secretário da Câmara Municipal de Brusque, secretário da prefeitura e de administração nos governos dos prefeitos Antônio Heil, José Germano Schaefer, Alexandre Merico e de Ciro Marcial Roza. Foi assessor jurídico, assessor de juiz do Tribunal Regional do Trabalho, procurador do INSS e procurador geral do Município, cargo que desempenha ainda hoje.
Avelino Alvarez Bautista nasceu em 27 de junho de 1932, na cidade de São Paulo, vindo para Brusque em janeiro de 1956, quando chegou para trabalhar como topógrafo na construção da estrada de ferro Brusque-Itajaí. Em março de 1956 assumiu a gerência e procuradoria da Construtora Nilo Maia S/A.
Tornou-se Presidente da Terraplenagem e Transportadora AZZA, diretor presidente da Consubra e da Volkswagen do Brasil, em Brusque. Destacou-se com realizações gratuitas que foram significativas para empreendimentos de vulto na Brusque dos anos 50, 60 e 70.
Hoje, aos 76 anos, o empresário divide residência entre Balneário Camboriú e um sítio na comunidade de Limeira.
Cláudio Valdyr Helfenstein, filho de Ito Helfenstein e Luci Liselotte Jost Helfenstein, nasceu em 21 de junho de 1958 na cidade de Três de Maio (RS). Formou-se em Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Santo Ângelo (RS), sendo empossado juiz de Direito em 25 de maio de 1987. Assumiu a 2ª Vara Cível da Comarca de Brusque no dia 23 de maio de 1997, onde permaneceu até 22 de outubro último.
Em pouco mais de dez anos comandando a 2ª Vara Cível da Comarca de Brusque, Cláudio realizou 11.553 audiências, prolatou 17.595 sentenças, proferiu 78.938 despachos e mais de 10 mil decisões.
Diante de tamanha dedicação ao trabalho, contribuiu para a solução dos litígios e pacificação dos problemas sociais de Brusque e região. Cláudio foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito de Segundo Grau (Desembargador Substituto), no dia 15 de outubro de 2008, onde tomou posse no último dia 5 de novembro.
Mario Pessoa nasceu em Lages/SC, no bairro Brusque, em 30 de outubro de 1942. É filho de Sebastião Pessoa e Maria Alves Moreira. Trabalhou como servente de pedreiro e sua facilidade em comunicar-se possibilitou que fosse aprovado em um teste para locutor de rádio, sendo selecionado entre 232 candidatos.
Mudou-se para Brusque em 1963, onde foi trabalhar na Rádio Araguaia. Mais tarde, dirigiu a Rádio Clube, em São João Batista. Foi coordenador da campanha de Danilo Moritz em 1992 e atuou como secretário de Imprensa em 1993 e 1994. Em 1995 passou a assessorar o então deputado Ciro Roza, na Assembléia Legislativa. É coordenador da secretaria de Comunicação Social da prefeitura de Brusque desde 2001.
Com mais de 50 anos de trajetória no rádio, o brusquense de coração garante que ainda vai longe na profissão e não consegue se imaginar distante dos microfones.
Severino Ferreira Fialho, nascido em 8 de setembro de 1935 na cidade de Recife (PE), é filho de Antonio Venâncio Fialho e Rosa Ferreira Vasconcelos Fialho. Prestou serviços militares na Força Aérea Brasileira (2ª Zona Aérea - Recife) e após dedicar-se à FAB começou a atuar no ramo de autopeças.
Desde abril de 1967 reside em Brusque, atuando no ramo de representação comercial. Em janeiro de 1974 fundou a Fialho Representações Ltda. É membro do Lions Clube Brusque Centro, bem como recebeu o título de sócio benemérito da Sociedade Esportiva Bandeirante.
Aposentado, continua na ativa como sócio diretor da empresa Fialho Representações. Nas horas de folga gosta de pescar, mas sua maior paixão é viajar pelo mundo. Conhece todas as capitais brasileiras, e também já percorreu meio mundo conhecendo as principais cidades e capitais.
Solange Del Farra Dadam nasceu em Siderópolis (SC) no dia 13 de maio de 1938. Filha de Ernesto Dal Farra e Helena Comin Dal Farra, estudou em Florianópolis e concluiu o magistério na antiga Faculdade de Filosofia Estadual.
Trabalhou no Colégio Estadual Pedro II, em Blumenau; no Colégio Estadual Maria Auxiliadora, em Maravilha; no Colégio Estadual Feliciano Pires e Colégio Dom João Becker, em Brusque, sendo que neste último atuou como diretora por oito anos.
Desde que veio morar em Brusque, em 1972, a prática do voluntariado esteve paralela à sua profissão. Pertencendo ao Clube Soroptimista desde 1980, Solange foi eleita presidente para o biênio 1989/90. Sempre muito preocupada com a saúde da mulher brusquense, marcou seu mandato fundando a Rede Feminina de Combate ao Câncer na cidade.
Já entre 1996 e 1997, na condição de presidente da Rede Feminina, encabeçou o desafio de construir a sede própria da entidade, conquistado através de bingos, desfiles, pedágios e vários eventos sociais, conseguindo o objetivo em 26 de maio de 1997.
Walfredo Mario Vale, filho de Luiz Adelino Vale e Iracy de Borba Vale, nasceu em Itajaí no dia 9 de março de 1934. Em 1958 concluiu o curso técnico em contabilidade na Escola Técnica São Luiz. Fez a Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná e, em 1974 tornou-se advogado, depois de concluir a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais em Itajaí.
Trabalhou como funcionário da Firma Comercial Toni. Também foi colaborador da Tecelagem Santa Luzia e, de 1970 até a presente data, trabalha como autônomo desenvolvendo a atividade de representante comercial.
Atuou como chefe de escoteiro, foi presidente do Clube Esportivo Guarani, bem como integrou a diretoria do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque e foi membro do conselho deliberativo da Sociedade Esportiva Bandeirante.
É sócio do Lions Clube Brusque Centro desde 1962, onde já exerceu várias funções e foi reconhecido com o Diploma de Honra e 100% como secretário, Presidente 100%; e Governador 100%.


